segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Estamos preparados?

Hoje aconteceu uma coisa muito ruim. Uma prima minha faleceu e hoje fomos ao velório e as despedidas finais.
Tantas pessoas, minha família, muitos que não conhecia, outros que tenho pouco contato (não por não querer, mas porque a vida as vezes nos separa de algumas pessoas, trabalho, obrigações, enfim, não que não queiramos nos aproximar, mas porque a vida vai seguindo seu rumo, mas mesmo assim sei com certeza que são pessoas pelas quais tenho afeição, que são pessoas queridas, das quais eu tenho carinho e que se pudesse ajudar mais com certeza  faria).
Mas como é difícil a despedida, mesmo que a gente saiba que todos nós vamos morrer um dia, nunca estamos preparados quando chega o momento.
São tão difíceis esses momentos.
Eu não tinha intimidade com ela, fazia anos que não a via, mas naquela hora vendo o amor de tanta gente por ela me emocionou muito.
O Padre fez um sermão falando do amor (que foi a parte que achei interessante), que sentimos saudades daquilo que amamos. que precisamos pensar que tudo o que amamos deixa marcas e isso deixa saudades.
Nesses momentos pensamos como é tão pequena nossa estadia nessa vida, tão rápida e tão frágil. Ele falou também que um dia vamos nos reencontrar e que isso seja logo. Sinceramente não acredito muito nessa coisa de Céu e Inferno, mas acredito que tudo o que fazemos nessa vida reflete em algum lugar no pós vida, seja no Céu, ou na Terra de Verão para nos prepararmos para uma próxima vida.
Tudo o que fazemos tem um sentido, e precisa valer a pena. Todos sabemos dessas coisas, mas quando perdemos alguém, isso fica mais forte.
É incrível como a reflexão é uma das únicas coisas que nos restam nesses momentos.
Sei que nada do que a gente diga para os familiares ajuda ou ameniza a dor, mas sei que um abraço nesses momentos é o que vale e o que se pode fazer.
A reflexão sobre o amor que nos faz sentir saudades e dor até é o que podemos fazer.

O amor é o que precisamos para seguir.
Enfim, sem mais o que dizer...

Nenhum comentário:

Postar um comentário