quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Diva todo Dia - Tutorial de maquiagem, dicas, beleza, resenhas, dieta.: Como acelerar seu metabolismo

Diva todo Dia - Tutorial de maquiagem, dicas, beleza, resenhas, dieta.: Como acelerar seu metabolismo


Como acelerar seu metabolismo

O metabolismo é o conjunto de transformação que os nutrientes e outras substâncias químicas sofrem no interior do nosso corpo, produzindo energia suficiente para mantê-lo funcionando. É influenciado por inúmeros fatores, tais como genética, idade, peso, altura, sexo, temperatura ambiente, dieta e prática de exercícios. 


Você já está cansada de se privar de delicias, em nome da beleza? Pois saiba que nem tudo esta perdido, temos a possibilidade de queimar calorias a mais, com os alimentos chamados termogênicos.


Os alimentos termogênicos aumentam o metabolismo e a temperatura interna corporal. Com isso, queimam calorias e ajudam a emagrecer. Eles são responsáveis por cerca de 10% do gasto total de energia, porém estes alimentos, por si só, não devem ser encarados como milagrosos.
Esses alimentos são contra-indicados para quem tem problemas cardíacos e quem tem problemas na tireóide.
A variedade dos alimentos apontados como termogênicos é imensa, conheça alguns deles: gengibre, canela, linhaça, brócolis, laranja, óleo ou gordura de coco, vinagre de maçã, cafeína, chá verde, pimenta vermelha, couve e abacaxi.


Como eles atuam?  
No processo de perda de peso, alguns alimentos têm o poder de auxiliar na queima de gorduras. Isso porque, durante a digestão, o organismo gasta energia para conseguir digerir os alimentos. Quanto maior a dificuldade em ser digerido, maior é o valor termogênico do alimento. Quanto maior este valor, maior é o gasto calórico do organismo para digeri-lo, ou seja, maior é a queima calórica.


Efeitos de alguns alimentos termogênicos:



Água gelada: Beber oito copos de água gelada por dia queima cerca de 200 calorias. Isto porque o organismo gasta energia para elevar a temperatura da água de 5ºC para 37ºC, que é a temperatura corporal interna.






Pimenta vermelha: Acelera o metabolismo em 20%, porque aumenta a circulação e a temperatura do corpo, além de melhorar a digestão. Tem a propriedade de retirar gorduras das artérias. 
Quantidade diária: 3 g. 2 vezes.




Ômega 3: Aumenta o metabolismo basal, ou seja, queima calorias. Funciona como antiinflamatório, previne e trata doenças cardiovasculares. 
Fontes: óleo de prímula, óleos de peixes (como salmão e sardinha) e semente de linhaça.





 Chá verde: Reduz a absorção de açúcar no sangue, inibindo a ação da amilase (enzima responsável pela digestão de carboidratos). Diminui a compulsão por carboidratos, acelera o trânsito intestinal e aumenta o metabolismo, ajudando na queima de gorduras. 
Quantidade diária: 1 xíc. (chá) de 5 a 10 minutos antes das refeições.





Canela: Uma grama duas vezes ao dia, na forma de chá, polvilhada em sopas ou preparada com queijo, gratinada no forno ou polvilhada em frutas como maçã ou banana.







Gengibre: Aumenta o metabolismo em 20%. Pode ser usado cru, refogado ou em forma de chá. Outra opção é bater no liqüidificador com aipo, laranja, maçã ou qualquer outra fruta.







Guaraná em pó: Em pó ou cápsulas, 2 gramas, duas vezes ao dia. Encontrado em drogarias e casas de produtos naturais.








Vinagre de Maçã: 1 colher de chá duas vezes ao dia.






Outras dicas para manter o metabolismo acelerado:

- Fracionar as refeições entre cinco e seis vezes ao dia;
- Comer devagar e mastigar bem os alimentos;
- Reduzir o consumo de alimentos gordurosos e ricos em açúcar e farinhas refinadas;
- Dar preferência aos alimentos ricos em fibras (grãos integrais, legumes, frutas e verduras), pois levam mais tempo para serem digeridos e, por isso, aceleram o metabolismo.


Aline Moreira
Coluna Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário