FILTRO SOLAR ENGORDA E DÁ CELULITE! OIEE?!?!
O título da postagem é sensacionalista chocante e eu também fiquei surpresa quando li a matéria publicada pelo Arrase que foi indicada pela leitora Emiliana (obrigada!) a entrevista foi concedida pelo Dr Lair Ribeiro, que na verdade é cardiologista. Achei legal reproduzir a entrevista aqui, para que vocês tirem suas próprias conclusões e saibam de todos fatos.
Depois que Gisele Bundchen disse que não usa filtro solar parece que virou moda! Haha. Enfim, eu li toda entrevista, dei uma pesquisada em alguns blogs e sites. Também procurei alguma listagem de produtos que tivessem a tal proteção UVA que o doutor diz ser tão importante. QUERO QUE FIQUE BEM CLARO QUE TUDO PUBLICADO AQUI, foi reproduzido dos sites citados e que estou apenas repassando informações, antes que alguma leitora (sempre tem) venha me xingar dizendo que estou dando informações equivocadas. Sou apenas uma "amante de cosméticos" e não dermatologista, eu sou a consumidora que sente na pele (literalmente), o resultado dos produtos.
QUEM É O DOUTOR LAIR RIBEIRO? (fonte: aqui)
Dr. Lair Ribeiro é médico, especializado em cardiologia e viveu 17 anos nos Estados Unidos, adquirindo grande experiência nos campos educativo e empresarial, além de treinamento médico na Harvard University, como Research Fellow.
Do seu extenso curriculum, destacamos:
Médico, formado pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1972), com mestrado em Cardiologia na PUC - Rio em (1973-1974).
Treinamento médico na Harvard University, como Research Fellow (1976-1978).
Research Associate no Baylor College of Medicine (1978-1980).
Assistant Professor (1981-1984) e Adjunct Associate Professor (até 1993) na Thomas Jefferson University.
Diretor Médico da Merck Sharp & Dohme, nos EUA (1982-1985).
Diretor Executivo da Ciba-Geigy Corporation (hoje Novartis), nos EUA (1985-1990).
Arrase!: Os filtros solares não funcionam?
Isso é uma forma genérica de não se dizer nada, uma forma de disfarçar a falta de proteção UVA.
Arrase!: E quanto ao fato do filtro solar engordar?
Isso é uma verdade que quase ninguém sabe, isso não é divulgado.Os filtros solares brasileiros em sua maioria contêm como agente principal uma substância chamada 4-metil benzilideno cânfora (4-mbc).Essa substância bloqueia a função da tireóide e com isso a atividade estrogênica cresce, o nível de estrogênio aumenta.
Em resumo: o 4-metil benzilideno cânfora é absorvido através da pele e desencadeia uma maior produção de estrogênio que é um hormônio feminino.O aumento de estrogênio engorda e faz aparecer a celulite.
Nos homens que usam filtro solar, ocorre o aumento do tecido mamário e o arredondamento dos glúteos, dando-lhes uma forma típica do corpo feminino. O homem fica com ‘peito e bunda’.Além desses fatores, o 4-metil benzilideno cânfora é altamente cancerígeno.
Por todos esses motivos, o 4-metil benzilideno cânfora é uma substância que está proibida em muitos países, mas não no Brasil.
Dr. Lair Ribeiro: Sim, dá no mesmo. O rosto é um lugar que absorve muito.
Dr. Lair Ribeiro: Filtros solares que tenham Tinosorb como princípio ativo, já que essa substância protege dos raios UVA, não engorda e não é cancerígena.
Arrase!: Podemos engordar mesmo se usarmos esses filtros solares comuns só em uma área pequena como o rosto?
Arrase!: Existe algum filtro solar que não engorde?
Bom, pelo que li da entrevista e pesquisei em alguns sites, que todos protetores solares tem proteção UVB ( o FPS que mostra numeração no rótulo) mas não mostram a proteção UVA e o PPD do produto ( a Anvisa não pede que isso seja obrigatório, para variar no Brasil pode tudo.) Ai vocês me perguntam: O QUE É PPD? É uma sigla em inglês, que significa indíce de pigmentação persistente. Este índice tem que ser até 1/3 do fps para ser considerado um filtro seguro. Exemplo: se você usa um FPS 30 o PPD dele deve ser no mínimo 10.
Eu dei uma pesquisada e vi que apenas alguns poucos produtos, colocam o tal PPD do produto no rótulo, mas em forma de "cruz ou sinal de soma"
+ | Baixa proteção UVA (low) |
++ | Média proteção UVA (médium) |
+++ | Alta proteção UVA (higth) |
++++ | Altíssima proteção UVA (highest) |
Com certeza vocês já devem ter visto algum filtro solar com estas "cruzinhas"!
Exemplos de filtros com proteção UVA? (Que teoricamente não engordaria e nem daria câncer..)
Loreal Expertise, La Roche, Natura Fotoequilibrio, Eucerin, Ada Tina, Ansolar, SunMax, Spectraban, Roc, Avene, Vichy, Adcos...
Como comprar e como usar o protetor (Fonte: Zero Hora)
Para o rosto, escolha o filtro solar indicado pelo seu dermatologista para evitar o aparecimento de alergias. Geralmente, os produtos sugeridos por especialistas não apenas protegem dos raios ultravioleta como também hidratam a pele.
Para o resto do corpo, opte por um creme de marca reconhecida.
- Se você tiver pele oleosa, dê preferência aos filtros em loção, com a indicação “oil free” na embalagem.
- Para quem tem pele seca, a opção deve ser por cremes.
- Escolha protetores com FPS 15, no mínimo. Se você tiver pele clara, prefira o FPS 30. O número indica quantas vezes uma pessoa está mais protegida dos raios UVB do que se não usasse nada.
- Confira o rótulo para ver se o filtro protege contra os raios UVA: o índice vem expresso na sigla PPD, de persistent pigment darkening. O recomendado é que o PPD seja um terço do FPS. Exemplo: com o FPS 30, o PPD deve ser 10.
- Não economize: aplique o filtro em quantidades generosas pelo corpo.
- Reaplique o produto a cada duas horas de exposição, após entrar na água ou transpirar muito.
- Se notar a pele avermelhada no local de contato, suspenda o uso e compre outra marca.
- O protetor solar não é um bloqueador: deixa, sim, a pele ficar bronzeada gradualmente e de forma saudável.
- Não negligencie outros aparatos de proteção, como bonés, camisetas e óculos.
- Se você já teve ou tem manchas causadas ou pioradas pela ação solar, evite se expor e opte pelos autobronzeadores – são a melhor maneira de atingir um bronzeado totalmente saudável.
Fonte: Fontes: José Carlos Riccardi Guimarães e Márcia Donadussi, dermatologista
Bom, como disse aqui, tudo que está escrito aqui (salvo onde coloquei que era minha opinião) foi reproduzido de sites renomados e fiz uma pesquisa sobre o assunto. Não fazia nem ideia do tal PPD. Porém, eu acredito que a parte de filtro solar engordar, dar celulite é "sensacionalista"...Pode até ser verdade, mas se você analisar, tudo hoje em dia, é considerado "perigoso". Tomar refrigerante light dá câncer, filtro solar engorda, café faz mal ao coração...e por aí vai. Acredito que estamos vivendo em uma grande paranóia onde tudo dá câncer e faz mal!
Não estou aqui dizendo que o Dr Lair está errado, até por que ele estudou para fazer tal afirmação (acredito eu), porém, acho que tudo que é extremista, complicado. Sair sem filtro solar, pode ser uma grande mancada, mesmo que ele possa bloquear certos hormônios da tireoíde, eu continuarei usando (faço exames anuais para ver taxas do meu organismo e recomendo que façam o mesmo) filtro solar. Porém, não vou deixar de pegar um solzinho de vez em quando por que os raios podem causar câncer! Como dizem por aí: " ...A diferença entre o veneno e o remédio, é a dose!"
Portanto, acho que com equilíbrio é possível usar filtro solar (com PPD e que o princípio ativo seja de preferência o Tinosorb...haha) e só trazer benefícios a sua saúde!
Enfim queria a opinião de vocês, o que acham da entrevista do Dr Lair Ribeiro? Concordam? Conhecem mais algum filtro solar com proteção UVA que o princípio ativo seja o Tinosorb? Me falem!!!
Espero que tenham gostado deste "miniguia" do filtro solar.
Bjs
Nenhum comentário:
Postar um comentário