sábado, 14 de agosto de 2010

Que marca voce vai deixar no mundo?

Na sexta-feira a noite meus alunos foram cantar o hino da cidade na abertura da Escola de Pais do Brasil em nossa cidade. Logicamente fui junto com eles e fiquei até o final onde tivemos uma palestra com o casal Claire e Ivo Pioner que são Delegados regionais da EPB e o casal Marinês e César Detoni, ele é médico e terapeuta familiar.
As duas palestras foram ótimas, apesar do frio, a segunda com o médico César me lembrou muito a faculdade, e a primeira qdo ele falou dos temas do Curso de Aperfeiçoamento e Treinamento, me fez refletir muito.
O último tema é "Como marco o mundo com minha presença".
Nossa, isso é muito profundo.
Como eu vou marcar o mundo com minha presença?
Sou uma professora e como tal a gte tem um certo "poder" com nossos alunos que é incrível. A gte pode passar coisas pra eles que podem ser pro bem ou pro mal (não gosto desses termos bem e mal, nem sei pq usei).
A gte pode influenciar eles de muitas formas, ensinar coisas úteis ou inúteis, a gte pode mostrar pra eles que um abraço é muito bom, ou passar um ano inteiro sem abraçar ninguém. A gte pode tranmitir medo, raiva, insegurança, ou tudo de bom, alegria, sorrisos, esperança.
Confesso que isso me assusta um pouco.
Nunca tinha parado pra pensar nisso, mas esses dias percebi que tenho falado para meus alunos falarem "Agradecida" ao invés de "Obrigada" e tal foi a minha surpresa qdo percebi que alguns pais estão utilizando essa expressão. Uma outra aluna minha disse que quer morar comigo e falou isso de uma maneira muito séria.
E isso me assusta às vezes. Essa forma de influenciar eles é muito forte.
Talvez seja ilusão da minha cabeça e a gte não tenha esse poder todo. Mas talvez sim.
E qdo o palestrante falou dessa marca que a gte vai deixar no mundo eu me questionei muito. Qdo esses meus alunos forem adultos, o que eles vão lembrar desse período da vida deles, como eles vão ser, pessoas felizes e amorosas como são agora, amigos acima de tudo, que cuidam dos outros e do planeta, ou não???
Hoje meus alunos são crianças incríveis que me enchem de orgulho, que tenho vontade de mostrar para o mundo todo como são incríveis, alegres, responsáveis, amorosos, muito amigos, companheiros. E daqui há alguns anos? Como eles serão daqui há 10 anos?
Será que lembrarão da escola, das professoras, dos amigos?
Me lembrei também da nossa frase na sala, que eu e minha colega (que é um presente maravilhoso, adoro tê-la como colega, como amiga) estamos usando, que na verdade copiamos do Programa Legendários, "A gente pode não mudar o mundo, mas estamos tentando".
É isso que a gte enquanto professora faz. Tenta mudar o mundo que vivemos, transformar, melhorar, mudar o que está errado,  levar alegria, dar uma de psicóloga, médica, enfin, tdo o que puder, para melhorar a vida de nossos alunos e passar alguma coisa boa.
E isso assusta as vezes.
E às vezes também parece tdo tão absurdo, parece que é tudo ilusão mesmo.
Será que é verdade?
Quantas marcas vamos deixar no mundo?
Quais marcas vamos deixar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário