segunda-feira, 3 de maio de 2010

PROJETO DO PRÉ DESTE ANO NO COMEÇO DO ANO

PROJETO EU E OS OUTROS






PERIODO: março



JUSTIFICATIVA:



Na escola, dividir espaços e interagir com os colegas, o aluno esta construindo sua identidade porque começa a entender o que é seu e o que é do outro. A individuação e a identidade andam juntas, por isso é importante reconhecer seu nome, identificar seus objetos pessoais e os ambientes pelos quais circula.

A conquista da identidade e da individualidade é um processo permanente, que vai do nascimento até a morte e requer fortalecimento emocional para que a criança enfrente a vida de forma autentica.

Por isso é tão importante se trabalhar esse projeto identidade nesse período.



OBJETIVOS:



• Oportunizar aos alunos situações e atividades que auxiliem na construção de sua identidade e autonomia, percebendo a importância das boas maneiras para melhorar a convivência com os outros.

• Reconhecer-se como membro de uma sociedade e uma família identificando seu papel na mesma.

• Identificar os membros da família.

• Perceber a importância de seu corpo identificando as partes e sensações que este lhe proporciona.

• Identificar características físicas das pessoas.

• Explorar diversos materiais para realizar trabalhos artísticos.



CONTEUDOS:



• Conhecimento de corpo;

• Identificação das partes do corpo;

• Identidade e autonomia;

• Sequenciação e contagem;

• Sentidos;

• Expressão artística;

• Família, escola e sociedade;

• Boas maneiras e valores;

• Identificação e reconhecimento das letras do nome.





PROCEDIMENTOS:

• Caixa surpresa com espelho dentro para passar na rodinha e cada um dizer o que viu.

• Desenho do corpo em folha de oficio.

• Livro das características físicas.

• Cara maluca com foto e caixa de pasta de dente.

• Folhas reproduzidas: Sou parecido com (recorte de revistas), Recorte do nome, Eu Tenho __ Anos, Pintura das letras do nome.

• Caixa surpresa com objetos texturizados.

• Livro da família.

• Encenação de personagens familiares.

• Folha reproduzida: O que mais gosto na escola.

• Representação da rotina escolar.

• Combinados da turma.

• Maquete da escola com sucatas.



CULMINANCIA:



• Exposição dos trabalhos realizados.



AVALIAÇÃO:



• O projeto será avaliado por meio de observações diárias, registro por meio de anotações e fotos verificando se os objetivos foram atingidos com sucesso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário