PROJETO EU E OS OUTROS
PERIODO: março
JUSTIFICATIVA:
Na escola, dividir espaços e interagir com os colegas, o aluno esta construindo sua identidade porque começa a entender o que é seu e o que é do outro. A individuação e a identidade andam juntas, por isso é importante reconhecer seu nome, identificar seus objetos pessoais e os ambientes pelos quais circula.
A conquista da identidade e da individualidade é um processo permanente, que vai do nascimento até a morte e requer fortalecimento emocional para que a criança enfrente a vida de forma autentica.
Por isso é tão importante se trabalhar esse projeto identidade nesse período.
OBJETIVOS:
• Oportunizar aos alunos situações e atividades que auxiliem na construção de sua identidade e autonomia, percebendo a importância das boas maneiras para melhorar a convivência com os outros.
• Reconhecer-se como membro de uma sociedade e uma família identificando seu papel na mesma.
• Identificar os membros da família.
• Perceber a importância de seu corpo identificando as partes e sensações que este lhe proporciona.
• Identificar características físicas das pessoas.
• Explorar diversos materiais para realizar trabalhos artísticos.
CONTEUDOS:
• Conhecimento de corpo;
• Identificação das partes do corpo;
• Identidade e autonomia;
• Sequenciação e contagem;
• Sentidos;
• Expressão artística;
• Família, escola e sociedade;
• Boas maneiras e valores;
• Identificação e reconhecimento das letras do nome.
PROCEDIMENTOS:
• Caixa surpresa com espelho dentro para passar na rodinha e cada um dizer o que viu.
• Desenho do corpo em folha de oficio.
• Livro das características físicas.
• Cara maluca com foto e caixa de pasta de dente.
• Folhas reproduzidas: Sou parecido com (recorte de revistas), Recorte do nome, Eu Tenho __ Anos, Pintura das letras do nome.
• Caixa surpresa com objetos texturizados.
• Livro da família.
• Encenação de personagens familiares.
• Folha reproduzida: O que mais gosto na escola.
• Representação da rotina escolar.
• Combinados da turma.
• Maquete da escola com sucatas.
CULMINANCIA:
• Exposição dos trabalhos realizados.
AVALIAÇÃO:
• O projeto será avaliado por meio de observações diárias, registro por meio de anotações e fotos verificando se os objetivos foram atingidos com sucesso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário